Toren - trilha sonora

Paulo Gallian, também conhecido como Pôlo, amigo nosso e colaborador do And After, está participando do concurso promovido pelo site Game Music Brasil e nos apresentou sua composição, concorrente ao prêmio de Melhor Trilha Sonora na 2ª edição do festival. Ele também contou um pouco sobre a criação da música para o trailer de Toren.

Toren é um jogo independente que está sendo produzido pela equipe brasileira Swordtales. Em 2011, ele venceu o prêmio e-Games na categoria Video Game & PC, e foi finalista do Brasil Game Show, na categoria Artes/Design. Apesar do jogo ainda não ter sido lançado oficialmente no mercado, as demos apresentadas pela equipe de desenvolvimento têm recebido muitos elogios, tanto pelo seu conceito, quanto pela beleza de seus cenários e sua jogabilidade.

Abaixo o que o Pôlo nos contou  sobre a produção da trilha:

"Meu primeiro contato com o jogo foi através do Festival Game Music Brasil que, nesta edição, colocou à disposição o trailer de Toren sem áudio, para promover seu concurso anual de Melhor Trilha Sonora.

A competição é simples: Os participantes compõem suas músicas para o vídeo e, após uma etapa de votação online aberta, a organização do festival seleciona os 10 mais votados e os apresenta a um júri, que então decide o vencedor da edição, seguindo os critérios do regulamento.

Resolvi participar do concurso, depois de ver que o jogo estava sendo desenvolvido com cuidado especial na narrativa e na imersão do jogador, características que me atraem muito nos títulos independentes. Achei que poderia colaborar com essa experiência compondo uma música que, na minha cabeça, adicionasse um nível a mais de profundidade a Toren, e ajudasse na construção de um universo fantástico e cheio de descobertas.

Meu processo criativo envolveu tanto o lado teórico, quanto o intuitivo e o empírico. Ao ver o vídeo do jogo pela primeira vez, meu cérebro fez uma associação rápida com civilizações pré-colombianas, e alguns sons de tambores começaram a surgir na minha mente, formando uma ideia rítmica para o trailer, ainda que em estágio embrionário. Mais tarde, algumas percepções que tive sobre o visual de Toren acabaram se confirmando, como quando li em uma entrevista que foram utilizadas referências Maias para compor as vestes da protagonista. Experimentei diversas combinações de tambores até chegar em um timbre que soasse bem aos ouvidos, depois parti para a orquestração, usando melodias que tinha em mente para compor os temas. Criei algumas variações dentro da música pois, a meu ver, eu não estava compondo para uma única fase, e sim para um trailer que resume o jogo em sequências de imagens, editadas de forma não-linear. Achei importante apresentar as possibilidades de direção da composição, pois é possível seguir caminhos diferentes com o som durante o jogo, deixando a experiência mais dinâmica e, consequentemente, mais interessante para o jogador."

Depois de conhecer o processo do Pôlo, vamos ao vídeo e a trilha!

Toren

Torën - Jornada inevitável from Paulo Gallian on Vimeo.
 

Jogo: Toren (Swordtales)
Música: Toren: Jornada inevitável
Compositor: Paulo Gallian

Vote!

Se curtirem a trilha que o Pôlo criou, acessem a página da trilha e cliquem no botão "Votar", abaixo do vídeo. O site pede confirmação de email antes do voto ser computado, então é importante checar sua caixa de entrada e a de lixo eletrônico, para ativar sua conta no Game Music Brasil e validar seu voto. 

Boa sorte ao Pôlo!

Ir para o topo